Estágios Motivacionais da Mudança

Estágios Motivacionais da Mudança Prochaska JO, DiClemente CC. Transtheoretical therapy toward a more integrative model of change. Psychother Theory Res Pract. 1982:19(3):276-87.

Estágio Características Abordagem
Pré-contemplação
“A ignorância é uma benção”
A pessoa sequer consegue identificar que tenha um problema. Não apresenta a intenção de mudar o comportamento nos próximos seis meses. Levantar dúvidas, fazer com que a pessoa possa aumentar sua percepção dos problemas causados pelo comportamento atual. *uso das avaliações de desempenho, outros tipos de avaliação e feedback)
Contemplação
“Em cima do muro”
A pessoa já tem alguma consciência do problema e está pensando seriamente em mudar o comportamento nos próximos seis meses. Aqui a marca mais importante é o alto nível de ambivalência apresentado. A mudança passa a ser tanto considerada quanto rejeitada. Buscar as razões para a mudança, os riscos de não mudar, fortalecer a crença sobre as possibilidades da mudança. Avaliar os pós e contras da mudança.
Preparação Existe a intenção de mudar o comportamento em um futuro próximo, geralmente no próximo mês. Desenvolve-se um plano para concretizar a mudança. Auxiliar a definir a forma mais apropriada de conseguir as mudanças que deseja. Como lidar com os obstáculos. Desenvolver as competências necessárias. Incentivar.
Ação Houve mudanças significativas no estilo de vida dentro dos últimos seis meses. Existe engajamento em ações significativas na busca da mudança. Ajudar a pessoa rumo à mudança. Apoiar, reforçar, lidar com sentimentos de perda em curto prazo, avaliar os ganhos em longo prazo.
Manutenção Menor possibilidade de recaída e aumento na confiança de que pode continuar seu processo de mudança. Auxiliar a pessoa a identificar estratégias de prevenção à recaída, reforçar.