Estágios Motivacionais da Mudança Prochaska JO, DiClemente CC. Transtheoretical therapy toward a more integrative model of change. Psychother Theory Res Pract. 1982:19(3):276-87.
Estágio | Características | Abordagem |
Pré-contemplação “A ignorância é uma benção” |
A pessoa sequer consegue identificar que tenha um problema. Não apresenta a intenção de mudar o comportamento nos próximos seis meses. | Levantar dúvidas, fazer com que a pessoa possa aumentar sua percepção dos problemas causados pelo comportamento atual. *uso das avaliações de desempenho, outros tipos de avaliação e feedback) |
Contemplação “Em cima do muro” |
A pessoa já tem alguma consciência do problema e está pensando seriamente em mudar o comportamento nos próximos seis meses. Aqui a marca mais importante é o alto nível de ambivalência apresentado. A mudança passa a ser tanto considerada quanto rejeitada. | Buscar as razões para a mudança, os riscos de não mudar, fortalecer a crença sobre as possibilidades da mudança. Avaliar os pós e contras da mudança. |
Preparação | Existe a intenção de mudar o comportamento em um futuro próximo, geralmente no próximo mês. Desenvolve-se um plano para concretizar a mudança. | Auxiliar a definir a forma mais apropriada de conseguir as mudanças que deseja. Como lidar com os obstáculos. Desenvolver as competências necessárias. Incentivar. |
Ação | Houve mudanças significativas no estilo de vida dentro dos últimos seis meses. Existe engajamento em ações significativas na busca da mudança. | Ajudar a pessoa rumo à mudança. Apoiar, reforçar, lidar com sentimentos de perda em curto prazo, avaliar os ganhos em longo prazo. |
Manutenção | Menor possibilidade de recaída e aumento na confiança de que pode continuar seu processo de mudança. | Auxiliar a pessoa a identificar estratégias de prevenção à recaída, reforçar. |