Esta semana vi dois ou três textos sobre trabalho e timidez e gostaria de fazer a minha humilde contribuição para a discussão.
Sim, tímidos podem fazer um excelente trabalho. Conheci vários deles que são muito competentes. Mas infelizmente no mundo do trabalho não os favorece. O desafio começa na primeira seleção ainda para vaga de estágio.
Para os tímidos é uma tortura passar por entrevistas e dinâmicas de grupo, alguns não conseguem mostrar suas qualidades e por isso são eliminados.
Depois vem as apresentações, os pitchs, as reuniões, os cafés, e a necessidade de fazer networking demandando mais e mais que os tímidos se exponham. Por isso, muitos deles acabam preferindo trabalhos com menos exposição e interação.
E se não fosse só isso, ainda há a necessidade de se expor na redes sociais, fazendo posts, artigos, vídeos e lives para fortalecer sua imagem profissional.
Parece que o mundo é só dos extrovertidos, não é?
Não é não! Eu poderia fazer aqui listas e listas de pessoas reconhecidas aí pelo mercado e que se declaram tímidas. Por exemplo: Bill Gates, Steven Spielberg, Mark Zuckerberg, Larry Page, Al Gore, Marissa Mayer, Warren Buffett e Elon Musk. Isso só para falar dos famosos.
Se você é tímido tenho algumas sugestões que poderão tornar sua vida um pouco mais fácil ao lidar com o desafio das exposições.
1. Aulas de teatro
2. Treinamento de Habilidades Sociais (sim, isto existe e é muito, mas muito efetivo)
3. Treinamento de Oratória
4. Terapia
5. Ir gradualmente se desafiando a se expor mais, indo das situações mais fáceis para as mais difíceis.
Por onde começar? Por onde for mais conveniente para você. Apenas começe!