Como receber Feedback

Algumas pessoas reagem de forma defensiva se recusam a aceitar o feedback. Alguns desmerecem o autor da fala e ou podem tornar-se agressivos.

Estas pessoas perdem a oportunidade de receber informações importantes e de identificar pontos que podem ser aperfeiçoados.

Receber feedback requer incentivar as pessoas a darem feedback, saber ouvir, aceitar o feedback sem julgamento e sem culpa e transformá-lo numa oportunidade de crescimento ou desenvolvimento.

Veja abaixo o passo-a-passo para receber feedback:

1. Peça o feedback através de perguntas diretas

Diante de uma pergunta direta é mais provável que você receba um feedback.

2. Mostre que você quer honestidade

Demonstre apreço pela honestidade e abertura para ouvir o que as pessoas e tem a dizer, mesmo que seja algo que você não concorde ou não goste.

3. Ouça com atenção

Escute cada feedback sem interromper, justificar ou até mesmo interpretar. Apenas ouça com atenção. Você vai conseguir absorver melhor a mensagem se estiver desprovido de julgamentos e suposições. Quem apresenta inúmeros argumentos antes mesmo de a pessoa concluir, perde informações relevantes e diminui as chances da pessoa voltar a dar feedback.

4. Não fique na defensiva

Jamais comece uma discussão com quem deu um feedback. Leve o conteúdo em consideração e pergunte a si mesmo se existe fundamento nele. Muitas vezes as pessoas não sabem dar feedback de maneira adequada.

5. Faça perguntas para compreender melhor o feedback

“Deixe-me compreender melhor.”, “Fale-me mais sobre isso.”, “Explique melhor este aspecto, gostaria de entender mais.”, “Você poderia dar-me um exemplo do comportamento do qual está falando?”

5. Não se justifique

É particularmente importante não se justificar ao receber um feedback. Ao invés de querer se desculpar ou melhorar a própria imagem, é mais adequado ouvir, buscar entender o que o outro tem a comunicar.

6. Agradeça o feedback recebido

Agradecer é muito mais do que ser gentil, trata-se de uma forma de demonstrar que considera a opinião da outra pessoa e também significa que ela pode lher dar outros feedbacks. Dessa forma você terá informações valiosas para seu desenvolvimento e sobre como você é visto pelas pessoas.

7. Parta para a Ação

O feedback é uma oportunidade aprendizado, de melhoria e crescimento.

Estabeleça pontos a serem melhorados, trace estratégias, crie prazos e assuma compromissos com foco em resultados. Avalie seu desenvolvimento periodicamente e peça mais feedbacks para assegurar que está no caminho certo.

Podemos montar um treinamento para você individualizado ou para sua equipe sobre como dar e receber feedback. Ficou interessado. Entre em contato.