Técnicas de Administração de Conflitos

Técnicas de Resolução de Conflitos

  • Resolução de Problemas: Encontros entre as partes conflitantes, com o propósito de identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta.
  • Metas superordenadas: Criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.
  • Expansão de recursos: Quando o conflito é causado pela escassez de um recurso – digamos dinheiro, oportunidade de promoção, espaço físico de trabalho -, a expansão do recurso pode criar uma solução ganha-ganha.
  • Não enfrentamento: Suprimir o conflito ou evadir-se dele.
  • Suavização: Minimizar as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando seus interesses comuns.
  • Concessão: Cada uma das partes abre mão de algo valioso.
  • Comando autoritário: A administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e depois comunica seu desejo às partes envolvidas.
  • Alteração de variáveis humanas: Utilização de técnicas de mudança comportamental, tal como treinamentos em relações humanas, para alterar atitudes e comportamentos que causem conflitos.
  • Alterações de variáveis estruturais: Mudanças na estrutura formal da organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes, por meio de redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas etc.

Técnicas de Estímulo de Conflitos

  • Comunicação: Utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito.
  • Inclusão de estranhos: Incluir nos grupos de trabalho funcionários que tenham históricos, valores, atitudes ou estilos gerenciais diferentes dos seus membros.
  • Reestruturação da organização: Realinhamento dos grupos de trabalho, alteração de regras e regulamentos, aumento da interdependência e outras mudanças estruturais que rompam o status quo.
  • Nomear um advogado do diabo: Designar um crítico que discuta, propositalmente, as posições defendidas pela maioria do grupo.