Coaching Executivo

Essa é a forma de coaching focada em objetivos da organização/unidade de negócio e na performance e desenvolvimento dos profissionais que nela atuam, impactando direta ou indiretamente no resultado da organização.

 

Principais objetivos de um processo de executive coaching

 

1. Habilidades
  • Foco nas atividades/tarefas atuais do executivo;
  • Desenvolvimento de habilidades/competências específicas;
2. Desempenho
  • Foco na efetividade no trabalho atual;
  • Desenvolvimento de competências relacionadas à posição atual;
3. Desenvolvimento
  • Foco na carreira atual ou futura do executivo;
  • Avaliação e definição de expectativas para crescimento futuro e desenvolvimento das competências necessárias;
4. Agenda do Executivo
  • Foco nas necessidades gerais profissionais e pessoais do executivo
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Como lidar com mudanças organizacionais
  • Desenvolvimento de planejamento de longo prazo
  • Resolução de problemas complexos
  • Análise de cenários futuros
5. Outras áreas
  • Descarrilamento de carreira
  • Desenvolvimento de líderes coaches
  • Suporte pós-treinamento
  • Elaboração de plano de desenvolvimento após avaliação de desempenho
  • Suporte para executivos que assumiram novas posições, novos projetos, novos desafios ou mudaram de empresa

Benefícios do coaching executivo

 

1. Desenvolvimento das competências interpessoais
  • Aumento no conhecimento sobre si mesmo e da organização gerando versatilidade e flexibilidade
  • Compreensão e consciência dos sentimentos próprios e dos outros melhorando e desenvolvendo os relacionamentos profissionais
  • Compreensão e consciência dos bloqueios e resistência à mudança, próprios e dos outros
  • Facilitando a adaptação e implementação de mudanças
  • Reconhecimento das forças existentes e sua melhor utilização no trabalho
  • Reconhecimento e gerenciamento do stress
  • Administração de conflitos pessoais e profissionais
  • Mudança do estilo competitivo para colaborativo
  • Desenvolvimento de relacionamentos de confiança com clientes e pares no trabalho
  • Desenvolvimento de habilidades avançadas em comunicação
  • Satisfação na carreira

 

2. Habilidades desenvolvidas essenciais ao executivo
  • Liderança
  • Definição de valores e metas
  • Planejamento de estratégias de aprendizado de novas habilidades e competências
  • Adaptação a uma nova posição ou empresa
  • Empreendedorismo
  • Gerenciamento de tempo
  • Planejamento estratégico, análise de cenários e tomada de decisão
  • Planejamento do crescimento na carreira
  • Delegação
  • Dirigir e apoiar processos de mudança organizacional
  • Gerenciamento (planejamento, negociação e resolução de problemas)
  • Produtividade
  • Foco no resultado do negócio