Definição de Coaching

Como muitas outras disciplinas emergentes, o coaching tem grande diversidade de definições. Hamlin et al. (2009) encontraram na literatura 36 definições de coaching que foram resumidas por eles da seguinte forma:

 

"É uma ajuda e um processo de facilitação que capacita indivíduos, grupos e organizações a adquirir novas habilidades, melhorar habilidades existentes, competências e performance, aumentar a efetividade ou desenvolvimento pessoal ou crescimento pessoal".

 

Hamlim, R. G., Ellinger, A. D. & Beattie, R. S.(2009) Toward a profession of coaching? A definitional examination of ‘coaching’, ‘organization development’, and ‘human resource development’. International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring, 7 (1), 13-38.

 

O processo de coaching leva o cliente a obter novas visões que contribuam para ampliar suas conquistas, realizações e satisfação, podendo ser focado em aumento de performance, mudança, transformação e aprendizado.

 

O coaching não se equivale às atividades de aconselhamento, terapia, psicoterapia, psicanálise, consultoria ou treinamento, não devendo ser usado como substituto para estas atividades. Não é simplesmente motivar ou incentivar, não está fundamentado no trabalho com emoções; não é necessariamente corretivo e não tem papel de especialista. É uma abordagem pragmática focada na realização de objetivos específicos.